Avenida Ayrton Senna, Qd. 02, Lt. 01 - Parque Brasília - Anápolis - GO sac@lavestsaude.com.br
A Central de Material e Esterilização (CME) da LAVEST está voltada para a prestação de serviço no processamento de produtos para saúde termorresistente e transmissível.
Para materiais termorresistentes utilizamos o método de esterilização vapor saturado sobre pressão. Para materiais termossensíveis é utilizado o método de vapor de baixa temperatura por formaldeído (VBTF).
Os processos da CME da LAVEST são monitorados através de indicadores de qualidade, além de qualificação de performance dos equipamentos e validação através de protocolos e documentos do sistema de gestão da qualidade.
Possuímos um sistema com recursos tecnológicos que possibilitam aos clientes rastrearem os produtos processados com identificador único, permite que se monitore cada etapa do processo, testes de qualidade e insumos com seus respectivos laudos. O sistema de processamento de produtos para saúde (PPS LAVEST), é um sistema desenvolvido de forma a garantir a rastreabilidade de todos os produtos esterilizados, além de promover indicadores de qualidade.
Esterilização a Vapor saturado sob pressão é o meio mais seguro de destruição de, todas as formas vivas microbianas. O poder de ação está baseado em dois fatores: umidade e calor. É o processo utilizado para tornar o material isento de toda forma viável de microrganismos, utilizando três parâmetros essenciais: tempo, temperatura/pressão e qualidade de vapor para obtenção de resultado. Este método utiliza o calor e a umidade para esterilizar artigos por meio da termocoagulação das proteínas dos microrganismos.
• Aquecimento rápido e boa penetração nos tecidos;
• Destruição das bactérias mais resistentes (esporos) em breve intervalo de tempo;
• Fácil avaliação do desgaste do material;
• Não há resíduo tóxico durante o processo de esterilização;
• Agente esterilizante mais econômico;
Objetivo da esterilização a vapor é oferecer nível de segurança de esterilidade de artigos aos usuários e aos profissionais da saúde possibilitando a realização de procedimentos.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS DE CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA E CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (SOBECC). Práticas Recomendadas. 5 Ed. São Paulo (SP), 2017.
RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012; Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências.